Contact Form

Name

Email *

Message *

Cari Blog Ini

Carnation Revolution Revolution Seminary

A Revolução dos Cravos

Um golpe militar que derrubou o Estado Novo

Contexto histórico

A Revolução dos Cravos foi um golpe militar que ocorreu em Portugal em 25 de abril de 1974. O golpe pôs fim ao Estado Novo, um regime autoritário que governava Portugal desde 1926. O Estado Novo era caracterizado pela repressão política, censura e falta de liberdades civis.

O golpe militar

O golpe foi liderado por um grupo de jovens oficiais do Exército Português. Os oficiais estavam insatisfeitos com a guerra colonial em Angola, Moçambique e Guiné-Bissau. A guerra estava a ser travada desde 1961 e tinha causado um grande número de baixas entre os militares portugueses.

Na manhã de 25 de abril de 1974, os oficiais rebeldes tomaram o controlo de vários pontos estratégicos em Lisboa, incluindo o quartel-general do Exército e a estação de rádio nacional. Ao longo do dia, o golpe ganhou apoio popular e espalhou-se para outras cidades portuguesas.

O fim do Estado Novo

O golpe militar levou à queda do governo do Estado Novo. O presidente Marcelo Caetano fugiu para o Brasil e foi substituído por uma junta militar liderada pelo general António de Spínola. A junta militar prometeu restaurar a democracia e as liberdades civis em Portugal.

A Revolução dos Cravos foi um momento decisivo na história de Portugal. Marcou o fim do Estado Novo e o início de um novo período de democracia e liberdade.


Comments